• Mashup & Composite Apps

Antes de mais nada, sem SaaS não haveria Mashups.
Mashups são aplicações web que ao combinar recursos de outras aplicações (SaaS) acabam por produzir algo novo.
Quais aplicações web fornecem esses serviços ?

Google Yahoo! Amazon
Maps, Documents, Financial, Youtube, Blogger, Picasa, Calendar Maps, Flickr, Travel, Shopping, Music, Mail, Search Alexa Web Search, Alexa Web Information Service, Alexa Top Sites, Alexa Site Thumbnail

Os tipos mais comuns de aplicações web Mashups atualmente são composições com serviços de Mapas. Uma listagem maior pode ser vista aqui.

Porque ser um Mashup ?

Seria possível criar um blog próprio, um album de fotos para o seu novo site ? Sim.
A questão é o quanto seria gasto para desenvolver e manter essas ferramentas ? Não seria melhor incorporar o Blogger e o Flickr ao seu novo site ? A resposta é óbvia.
Mashup é uma nova maneira de se criar aplicações web que promete ser tornar padrão nos próximos anos. Atualmente criar algo realmente funcional usando este tipo de técnica não é tão simples quanto parece, uma vez que as ferramentas que permitem esta integração ainda são recentes. No entanto, já é muito mais fácil do que desenvolver tudo desde o começo, sem contar que dificilmente seria possível criar algo melhor do que já existe no Google ou Yahoo!.
Compor serviços traz a perspectiva real de agilizar o desenvolvimento web como nunca antes foi possível. A promessa de foco total apenas nos aspectos do negócio esta mais próxima da realidade.
Há um exemplo prático de como um Mashup pode ser. A sessão de News do site da fantástica banda Scott Tigger é um Mashup. Como pode ser visto, não há nada de diferente aparentemente. No entanto acesse este Blog. Acessou ? Sim, ambos tem os mesmos posts, mas na verdade a origem dos dados é o Blog. O site scotttigger.com acessa o Blog, recupera os últimos posts e os exibe. Cada novo post feito no Blog irá aparecer automaticamente no site da banda. Fazer isto demorou cerca de 1 hora.

Combinar Serviços Web de qualidade irá aumentar a produtividade e a facilidade do desenvolvimento de aplicações web complexas mudando o foco do desafio que passa a ser muito mais relacionado a parte estratégica do negócio do que à parte tecnológica.