• Web Platform & WOA (Web Oriented Architecture)

As principais aplicações web atuais se utilizam de uma arquitetura semelhante no que diz respeito a infraestrutura necessária para suportar seu funcionamento: Interligar centenas de computadores para distribuir e paralelizar processamento e o armazenamento de dados. Tem-se então uma “nuvem” (Cloud Computing) com milhares de computadores que dá suporte a uma ou várias aplicações e que pode ser estendida conforme o aumento da demanda. Este rede é composta por computadores comuns com capacidade próxima a dos desktops domésticos mas que juntos tem o poder de um super computador por um custo muito mais baixo.
O Google começou a fazer isso no início dos anos 2000. O resultado: GMail, Google Maps, Picasa, Google Documents, Google Earth e bilhões de paginas catalogadas. Esses produtos marcam um salto de qualidade da web e foram elevadas ao status de serviços. Criou-se o termo SaaS, Software as a Service. Outras empresas seguiram o mesmo conceito (Amazon, Yahoo!, IBM, etc)
Essas empresas perceberam que poderiam lucrar não apenas criando produtos SaaS suportadas pela “nuvem”, mas também alugando a própria nuvem. Surge então algo ainda mais sofisticado, o HaaS, Hardware as a Service. A Amazon é a mais avançada nesta modalidade e oferece um serviço onde a cobrança é feita baseada no que é utilizado e a necessidade de mais recursos é atendida de forma automatizada.

SaaS e HaaS, e dai ?

E dai é o seguinte: Junte SaaS e HaaS e tem-se um revolução.
Com SaaS, as aplicações web passam a ter o caráter de serviços que podem ser acessados por usuários e também por outras aplicações.
Com HaaS, Hardware passa a ser uma preocupação menor uma vez que pode ser contratado também como um serviço com a garantia de que o custo será de acordo com a demanda e de que a expansão, se necessária, é trivial (escalabilidade).
Eis então o ponto onde quero chegar:

Criar uma nova aplicação web que combine vários serviços de software, que seja suportado por uma infraestrutura de hardware que custará e se expandirá de acordo com a demanda.

Isto a alguns anos atrás era impensável e há poucos aproveitando esta oportunidade.